Ter a sala de estar e jantar no mesmo ambiente pode trazer algumas vantagens, como aumentar a sensação de amplitude no espaço. Por isso, não é de estranhar que a integração desses cômodos esteja se tornando cada vez mais comum.
No entanto, também é comum que, ao chegar o momento de decorar esses dois ambientes no mesmo local, dúvidas comecem a surgir. Afinal, como integrá-los de maneira harmônica? Para te responder isso trouxemos aqui algumas dicas. Confira!
1. Harmonize sala de estar e jantar no mesmo ambiente
Você não precisa colocar exatamente o mesmo tipo de decoração nesses dois espaços, mas é importante que eles conversem. Ou seja, que a decoração presente em um combine e se equilibre com a decoração presente no outro. Estamos falando de espaços integrados, logo não é interessante quebrar essa continuidade de maneira abrupta.
Sendo assim, recomendamos que você abrace a integração e a use ao seu favor. Como? Distinguindo cada cômodo sem deixar que um destoe do outro. Uma boa maneira de fazer isso é utilizando cores diferentes em cada um porém seguindo uma mesma linha.
Além disso, a integração pode ser valorizada pelo uso de um mesmo revestimento no piso ou de um mesmo papel de parede. Nesses casos, a distinção dos cômodos pode ser feita através de móveis ou objetos decorativos, como tapetes.
2. Utilize um mobiliário adequado
Geralmente, quando se tem dois cômodos em um mesmo ambiente, o espaço disponível em cada um deles tende a ser menor. Inclusive, esse é um recurso muito utilizado em lares mais compactos. Logo, deve-se ter mais cuidado com a escolha dos móveis para não perder muito espaço de circulação.
Então, antes de comprar os móveis para a sua sala de estar e jantar no mesmo ambiente, verifique se eles tem as medidas apropriadas para não deixar os cômodos com o aspecto de abarrotados. Use móveis que caibam no espaço e que permitam a circulação tranquila dos moradores no local. Para não ter erro, tire todas as medidas que precisar.
Uma boa dica para quem deseja deixar a sala de jantar com um visual mais moderno e clean é, no caso da mesa escolhida ser retangular, usar um banco no lugar das cadeiras em pelo menos um dos lados da mesa. Isso não só deixará o ambiente mais despojado como poderá trazer mais conforto visual, por causa da ausência de encosto.
3. Pense na iluminação da sala de estar e jantar no mesmo ambiente
Uma boa iluminação faz toda diferença. Portanto, pense em onde e como você quer que a iluminação funcione na sala de estar e jantar no mesmo ambiente. Deseja trazer mais aconchego? Então que tal investir nas luzes amareladas? Spots e luminárias também são ótimas opções para proporcionar uma boa iluminação nesses locais.
Entretanto, cuidado com o uso de lustres. Evite usá-los nos dois cômodos para não sobrecarregar o espaço. Se quiser utilizar um, dê preferência à sala de jantar.
Gostou das nossas dicas para decorar sala de estar e jantar no mesmo ambiente? Quer ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo e receber nossas novidades em primeira mão!